www.fmplanaltoitapiuna.com

Confira os atletas cearenses que irão representar o Estado nos Jogos Olímpicos Rio 2016

27 ABR 2016
27 de Abril de 2016

A "contagem regressiva" começou pra valer. No começo da tarde desta quarta-feira, 27, ocorre a entrega da tocha olímpica ao Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, que marca a simbólica data de 100 dias para a abertura oficial das Olimpíadas.

Alguns atletas cearenses já garantiram vaga na competição. Outros, trabalham com a expectativa de serem convocados em modalidades coletivas. E tem até cearense "de coração" representando o Estado na principal competição esportiva do mundo.

+ Faltam 100 dias para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Confira alguns cearenses que já têm presença confirmada nos Jogos:

Ana Cláudia Lemos (Atletismo) - Natural de Jaguaretama, ela é uma das principais esperanças de medalha na modalidade, a velocista quase ficou de fora das Olimpíadas após cair no antidoping. No entanto, apenas uma advertência foi feita e ela irá disputar as provas nas quais atingiu o índice. Ana Cláudia correrá os 100m rasos, os 200m e também compõe a equipe de revezamento 4x100m feminina.

Luiz Altamir (Natação) - O nadador cearense confirmou a vaga após os resultados do Troféu Maria Lenk disputado neste mês de abril. Classificado para os 400m livres, ele será o representante brasileiro na prova. Altamir é o atual campeão Pan-Americano. A última vez que um nadador brasileiro esteve na disputa dos 400m livre foi nos Jogos de Atenas, em 2004

Gideoni Monteiro (Ciclismo) - Após quase duas décadas e meia sem classificação de um brasileiro na modalidade, Gideoni Monteiro competirá no ciclismo de pista nas Olimpíadas deste ano. Após a morte do pai e saída da equipe em que treinava, em 2014, o atleta teve dúvidas sobre a continuidade da carreira. Porém, em memória de seu pai, grande incentivador, colocou a participação na Olimpíada como meta.

Após isso, conquistou o 4º lugar no campeonato Sul-Americano do Chile em março de 2014 e entrou para a equipe de Santos e para Aeronáutica, ganhando apoio financeiro. No Pan de Toronto de 2015, conquistou a medalha de bronze e no último mês de março conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos.

Ghislain Perrier (Esgrima) - Nascido em Fortaleza, Ghislain foi adotado por um casal de franceses e deixou o Brasil com apenas um ano. Ghislain Perrier é o vice-líder do ranking brasileiro da esgrima florete, atrás apenas de Guilherme Toldo. Conquistou medalha de bronze na categoria nas disputas individuais da esgrima nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.

Cearense de coração

Larissa (Vôlei de Praia) - Larissa conquistou no último domingo, com a parceira Talita, a etapa de Fortaleza do Circuito Brasileiro. A atleta, que mora a cerca de 15 anos em Fortaleza, foi eleita a melhor jogadora de vôlei de praia do mundo em 2015. Larissa ficou fora das areias por dois anos e retornou em 2014, formando dupla com Talita. As atletas ganharam 10 torneios seguidos - quatro do circuito mundial e seis do circuito brasileiro. Larissa é heptacampeã do Circuito Mundial de Vôlei de Praia octacampeã do Circuito Banco do Brasil, títulos conquistados com Juliana Silva.

Na expectativa da convocação

Elaine Gomes (Handebol) - A pivô da Seleção Brasileira tem sido presença constante nas convocações do técnico Morten Soubak ao longo dos últimos anos. Campeã mundial em 2013, ele também integrou a equipe na última edição dos Jogos Pan-Americanos. Apesar de ter caído nas oitavas de final do último Campeonato Mundial, em 2015, o handebol feminino é um dos representantes mais fortes do País nos esportes coletivos. (Colaborou Ana Rute Ramires/Especial para O Povo)

O Povo Online

Voltar

www.fmplanaltoitapiuna.com