Fortaleza recebe nesta semana programação especial para o Dia Mundial da Asma, lembrado no dia 3 de maio. No sábado (7), será realizada a "Manhã do Controle da Asma", promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SCPCT), direcionado aos profissionais que atuam nas equipes de Saúde da Família da Rede de Atenção Primária.
As inscrições para o curso, com vagas limitadas, podem ser feitas de forma gratuita pelo site da SCPCT. Os interessados podem esclarecer suas dúvidas por meio do telefone 3087 6261. A parceria durante o período de 2014 e 2015 resultou na qualificação de 1.500 profissionais de saúde, tendo como consequência a redução no número de internações por asma em 41,22% e a mortalidade em 31,82% no ano passado.
Durante o curso, os participantes terão acesso a palestras; exposição da situação da asma a nível local e nacional; resultados do Programa de Atenção Integral à Criança com Asma de Fortaleza (Proaica) entre os anos de 2012 e 2016, além dos fatores desencadeantes de uma crise de asma. Durante a formação, será demonstrado, também, o uso correto de todos os medicamentos em dispositivos inalatórios e a apresentação de peças.
A programação, que tem como temática neste ano "É hora de controlar a Asma", contará com capacitação para profissionais, além de realização de palestras, rodas de conversas, distribuição de material educativo, e apresentação de vídeos para toda a população nos postos de saúde de Fortaleza.
A assessora técnica da Célula de Atenção às Condições Crônicas, Jérsica Marques, reforça que as atividades das unidades têm o objetivo de alertar a população para o controle e prevenção. A especialista destaca que no ano passado, em Fortaleza, a doença foi a quarta causa de hospitalizações, de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), e no Brasil, a média é de 350 mil internações anualmente decorrentes de complicações da doença.
A asma é uma das doenças crônicas mais comuns entre crianças e adultos e acomete cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 20 milhões de portadores de asma, apontada como um dos principais motivos de faltas escolares e no trabalho.
Programação
Terça-feira - 3 de maio
- Evento para pacientes com asma grave do Programa de Controle da Asma Grave e de difícil controle do Hospital de Messejana (Procam) - manhã de conscientização
Local: Hospital de Messejana (Auditório A)
Horário: 8h às 11h
8h30-9h - Momento interativo com os pacientes sobre: o que é asma; como se controla a doença, uso dos medicamentos que controlam a asma, ambiente e asma.
Dra. Verônica Freire, Dra. Isaura Spínola e Enfermeira Ana Maria
9h-11h - Depoimentos sobre como os paciente alcançaram o controle e concurso de bombinhas com prêmios.
Local: Postos de saúde (a definir os locais com endereços)
Horário: 8h-11h
Conscientização crítica sobre a doença, seus modos de controle e autocontrole através de brincadeiras lúdicas e interativas.
- Evento para profissionais de saúde
Local: Unichristus (Rua João Adolfo Gurgel, 133, Cocó) - Auditório Praça Verde - 2º andar
Horário: 9h às 11h30
Inscrições gratuitas (vagas limitadas)
9h10-9h15 - Apresentação do Proaica - Dra. Márcia Alcântara Holanda
9h15-9h30 - Apresentação do primeiro ato das Peças: "O dia em que Dona Nair pôs sua asma no colo e a acariciou" e 'Fernando tem Asma?" (Grupo Hokma)
9h30-9h40 - Identificação das falhas no atendimento a asmáticos que permitem o não controle, causas da doença.
9h40-10h - "Asma controlável: O controle da asma ao alcance de todos" - Dra. Márcia Alcântara Holanda.
10h-10h20 - Segundo ato da peça: "O dia em que Dona Nair pôs sua asma no colo e a acariciou" e "Fernando tem Asma?" (Grupo Hokma)
10h20-10h40 - Intervalo e Coffee Break
10h40-11h10 - Exibição sobre o uso correto de todos os medicamentos em dispositivos inalatórios - Farmacêutico Gerardo Alves
11h10-11h35 - Comentários sobre as apresentações - breve discussão com Dr. Antônio George de Matos Cavalcante, Dra. Isaura Zulima Alcides Espínola, Dra. Maria Verônica Costa Freire de Carvalho e Dra. Vivianne Calheiros Chaves Gomes.
G1 CE